Skip to content

Duvidas

Dúvidas sobre Acolhimento

Como funciona o tratamento?

O primeiro passo para ser acolhido é o desejo de recuperar-se, pois nosso acolhimento é exclusivamente voluntário e dirigido ao público masculino entre 18 e 59 anos de idade. Aplicamos o programa Desafio Jovem baseado em Princípios Cristãos através da seguinte metodologia: a Prática da Espiritualidade, a Convivência – semelhante à vida em família e o Trabalho como atividade terapêutica e de inclusão. O acolhido será motivado a evoluir no programa, com auxílio de uma equipe multidisciplinar, com acompanhamento individualizado e técnico.

Posso fumar durante o tratamento

Não, é terminantemente proibido fumar nas dependências da Instituição, inclusive familiares, responsáveis ou amigos em período de visita.

Qual o tempo do tratamento?

O tempo total do programa são de 9 meses, divididos em 2 fases de evolução: 1ª. Fase: 4 meses, 2ª. Fase: 5 meses.

Qual o número total de vagas disponíveis?

Como nosso foco é o atendimento individualizado, disponibilizamos no máximo 30 vagas para o tratamento.

Quanto custa?

O Desafio Jovem é uma ONG particular mantida única e exclusivamente pelos familiares de nossos acolhidos e pelos nossos parceiros que tem uma Responsabilidade Social Corporativa. No dia do acolhimento será cobrada uma taxa de matrícula no programa + 1 cesta básica de alimentos mensal. Durante o tratamento os familiares deverão designar um responsável financeiro que irá cooperar com  uma mensalidade para ajudar a cobrir parte dos custos.

Existem vagas gratuitas?

Sim, atendemos gratuitamente SOMENTE pessoas em situação de rua que não têm família e são encaminhados por meio dos parceiros do Projeto Luz Na Cracolandia. Também oferecemos vagas SEMI-SOCIAL para famílias carentes.

Posso visitar a comunidade para conhecer o local?

Aconselhamos trazer o Dependente Químico de imediato, no mesmo momento que ele pedir ajuda, pois caso contrário ele poderá mudar de ideia e já não aceitar mais o acolhimento voluntario ou até mesmo ter uma overdose e vir a óbito.  Caso queira conhecer a Comunidade, recebemos visitas no 3º. Domingo de cada mês as 13 hs.

Meu familiar não aceita o tratamento voluntario, como devo proceder?

Quando uma pessoa não quer se internar voluntariamente, pode-se recorrer ao acolhimento involuntário ou ao acolhimento compulsório. Nesse caso podemos indicar-lhe uma Clínica especializada em tratar pacientes com resistência ao tratamento.  Após dois meses de tratamento involuntário recomendamos que ele seja transferido para nosso programa afim de concluir o tratamento de forma voluntaria.

Vocês acolhem mulheres e adolescente?

Sim, temos unidades do Desafio Jovem que especificamente recebem Mulheres e Adolescente para tratamento voluntario da Dependência Química.

Agora que tirei todas as dúvidas, como faço para iniciar o processo de acolhimento?

O primeiro passo é entrar em contato através de uma mensagem de texto em nosso Canal de WhatsApp, para iniciar a Entrevista/Triagem online. Nosso canal funciona 24 horas por dia.

Open chat
Fale Conosco